Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




CHECKLIST PARA CAMPISMO SELVAGEM

por Os Betolas, em 06.02.14

Adoramos acampar e apesar de o tempo ás vezes ser pouco para o fazer, sempre que podemos aproveitamos para pegar numa tenda e na mochila e colocar pés a caminho. Há mais de 15 anos que o fazemos, umas vezes como Escuteiros e outras por nossa conta. É verdadeiramente fantástica a sensação de desprendimento que o contacto com a Natureza proporciona. És tu, os teus amigos e ela, a Natureza!

 

Se estão com vontade de fazer o mesmo que nós e aventurarem-se, aqui segue uma lista do que não pode faltar:

 

Tenda

Podes optar por uma tenda normal ou por uma canadiana (em forma triangular). As opções são variáveis, desde o tamanho ao design ou á forma de a montar, mas o que realmente importa é que esteja bem esticada e que o segundo teto seja impremiável. 

 

Saco Cama

Terás de te adaptar sempre ao tipo de clima que irás encontrar, ou seja, um saco cama mais quente para locais frios e algo mais fresco para sitios com mais calor. É importante que ocupe pouco espaço e na hora de o arrumares não o enroles, coloca-o dentro do saco, começando pelo fundo e empurrando tudo para dentro de forma a protegeres as fibras do saco cama.

 

Lanterna

Laterna ou Frontal (aquelas que colocamos na cabeça) são indispensáveis para acampar, principalmente se tiveres de cozinhar ou caminhar durante a noite. Um conselho, se tiveres um garrafão de agua, enche-o e coloca o frontal à volta dele. Vais ver que terás um ponto de luz fantástico.

 

 

 

Isqueiro ou Fósforos

Para cozinhar ou para acender uma fogueira é essencial levares fósforos ou isqueiro. No caso de optares pelos fósforos, compra os resistentes a água, são mais fiaveis e caso chova, não gastas meia caixa para conseguires fazer fogo.

Kit de Primeiros Socorros

É importante levares sempre uma mala com medicamentos ou utensílios que poderás precisar no caso de alguma coisa correr mal. Leva replente, principalmente no Verão, medicamentos que tomes normalmente ou para dores, pensos rápidos e algo desinfetante.

 

Canivete

Podes optar por uma faca de campo ou por um canivete suiço. Sugerimos sempre o canivete por ser mais funcional. Tens vários tipos de serra, tesoura, ou saca rolhas e dá imenso jeito, seja para cozinhar ou fazer construções.

 

 

 

Mochila

É importante ter umas alsas confortáveis que dêm para apertar na cintura de forma a que o peso não seja apenas suportado pelos ombros. Uma dica, não compres mochilas muito grandes. Vai fazer com que te sobre espaço e leves coisas desnecessárias e no fim do dia, principalmente se fores caminhar, vais arrepender-te.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Herlander a 15.08.2014 às 08:15

Estou pronto para fazer campismo selvagem, gostava muito, principalmente porque gosto da natureza mas muito também porque poupava no hotel as minhas economias. Mas há algo que me trava, é que tenho receio de ser atacado por animais selvagens. Tenho companhia do meu filho e pretendia acampar na região de Penamacor-arredores.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



O NOSSO PORTO

16601876_QEy0O

Os Betolas

foto do autor


Estamos a Seguir

Seguimos


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D