Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




450ML DE AJUDA

por Os Betolas, em 21.02.14

 

Ontem foi um dia em grande!

Por volta das 16h30 dirigimo-nos à unidade de dadores de sangue do Centro Hospitalar do Porto para cumprir com o nosso dever de cidadãos exemplares. Antes de entrar, não fosse o diabo tecê-las, parámos numa confeitaria ao lado para o café e o bolo de cenoura da praxe. Quinze minutos depois estávamos a fazer a inscrição.

 

Nunca tínhamos encontrado o espaço tão vazio. Éramos os únicos a par com uma outra dadora. É certo que esta não é a altura do dia mais concorrida da unidade, mas fez-nos pensar nas notícias dos últimos dias que dão conta de um decréscimo de dadores.

Depois da inscrição aguardámos uns cinco minutos e fomos chamados. Consulta com o médico de seguida para triagem e... O Tiago está com as tensões mais baixas que o normal, mas suficientes para dispensar 450ml de sangue.

 

Seguimos para a sala dos dadores onde tínhamos as duas enfermeiras de serviço à espera. Duas profissionais excelentes que nos receberam de um jeito caloroso, capaz de amenizar qualquer receio que possamos ter. Mais quinze minutos e o sangue estava todo retirado. Missão cumprida! Ficámos mais um pouco na sala para um período de observação no final da dádiva em as enfermeiras nos davam sumos e se certificavam que nos sentíamos de plena saúde – são mesmo muito atenciosas!

 

À saída, um pequeno lanche à nossa espera. Boa acção feita (não custou mesmo nada), estômago cheio e estávamos prontos. Batiam as 17h30. Uma hora foi o tempo para passarmos por todas as fases, relaxar no final da dádiva e lanchar com muita calma. Portanto, sozinhos ou acompanhados, o que custa dedicarmos uma hora (no máximo!) do nosso dia a ajudar? Pois, nada!

Agora, até daqui a 3 meses!

 

Por Tiago Pinto

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



O NOSSO PORTO

16601876_QEy0O

Os Betolas

foto do autor


Estamos a Seguir

Seguimos


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D